Os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social - LabMais - estão distribuídos em três linhas principais:

 

Linha 1- Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social

Consolidar um modelo teórico sobre o desenvolvimento humano em relação a uma ecologia social brasileira. Tem como foco central a perspectiva interdisciplinar vinculada à dimensão psicossociológica e antropológica do desenvolvimento, considerando como elementos inspiradores de investigação, a interpretação de patrimônio natural e cultural. Palavras-chave: Psicologia Comunitária, Ecologia Social, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Cultural, Pesquisa Participante, Desenvolvimento Ecológico.

 

Linha 2 - Governança, Sustentabilidade e Participação Social
Identificar e discutir os desafios teóricos e metodológicos das dimensões psicossociológicas do chamado Desenvolvimento Sustentável e suas relações com a participação social das comunidades; propor um debate sobre as questões de governança e sustentabilidade na Globalização. Palavras-chave: Globalização, Governança, Psicossociologia, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Participação Social.

 
Linha 3 - Nanotecnologia nas Ciências Humanas e Sociais
As Ciências Humanas e Sociais, originalmente separadas das discussões referentes ao meio ambiente até meados do século XX, a partir de novas perspectivas de desenvolvimento, estão hoje intrinsecamente implicadas na questão. Se por um lado já não se pode pensar em Desenvolvimento referindo-se apenas ao progresso econômico o que nos leva a pensar no Desenvolvimento Sustentável ao mesmo tempo não cabe mais no conceito de sustentabilidade restrito ao propósito de proteção ambiental. Palavras-chave: Nanotecnologia, Sustentabilidade.